Homens de terno negociando, em uma mesa de um ambiente empresarial. Dois estão sorrindo e apertando as mãos.

SPIN Selling: o que é e como usar a metodologia para vender mais

O objetivo principal de toda empresa (seja ela de serviços ou de produtos) é atingir seus clientes da maneira mais eficaz. A metodologia SPIN Selling foi criada para vendas complexas, ajudando vendedores a entender melhor a situação dos clientes e a oferecer soluções sob medida.

Um dos resultados de aplicar o SPIN Selling nas suas vendas é melhorar o relacionamento com o cliente, criando confiança e aumentando as chances de fecharem mais negócios (uma ou várias vezes).

Nesse artigo, vamos explorar o que é SPIN Selling, além de discutir como colocá-lo em prática, como treinar equipes, em que tipos de vendas você pode aplicar o método SPIN e como associá-lo com o uso de CRM.

O que é SPIN Selling?

SPIN Selling é uma metodologia de vendas desenvolvida na década de 1980 e, apesar de não ser considerada necessariamente uma abordagem moderna, ainda é considerada como uma das principais técnicas de vendas em todo o mundo.

Hoje em dia, muitas empresas do segmento de tecnologia que lidam com vendas em mercados B2B (Business-To-Business, ou seja, negócio entre empresas) voltaram-se ao SPIN Selling.

Essa metodologia foi desenvolvida por Neil Rackham, um pesquisador de vendas britânico.

Além de desenvolver o SPIN Selling com o seu livro Alcançando excelência em vendas – Spin Selling, Rackham também fundou a Huthwaite, Inc., uma empresa líder em pesquisa e desenvolvimento de processos de vendas. Ele também escreveu vários livros e artigos jornalísticos sobre liderança, gestão e vendas.

O principal objetivo do método SPIN Selling é fazer com que as empresas conquistem mais clientes ao adotar certas técnicas. O processo teve um feedback muito positivo ao longo do tempo, de modo que quem já é um SPIN seller garante que é possível aumentar consideravelmente o número de negócios fechados seguindo as orientações de Rackham.

A metodologia de Neil Rackham ficou mundialmente famosa quando seu livro “Alcançando excelência em vendas SPIN Selling. Construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes” foi lançado.

Métodos tradicionais e o SPIN sale

No livro SPIN Selling, o autor explica o porquê de os métodos tradicionais de vendas direta ao consumidor não funcionarem para vendas complexas. Segundo Rackham, “os métodos de vendas tradicionais e técnicas que a maioria de nós foi treinado para usar no trabalho funcionam melhor em vendas pequenas”.

O autor define ainda que as vendas pequenas são aquelas que podem ser concluídas em uma ligação e não despendem muito dinheiro para acontecer.

Entretanto, Rackham complementa que “Infelizmente, essas técnicas de vendas pequenas, a maioria delas datadas dos anos 20, não funcionam hoje em dia”. É por isso que ser um SPIN seller pode ser a chave para seu negócio ou sua carreira serem bem sucedidos.

A pesquisa e o novo processo

Para desenvolver seu livro, o autor fez uma imensa pesquisa que envolveu mais de 35 mil ligações de vendas. Assim, ele descobriu que a qualidade das perguntas realizadas pelos vendedores é o que realmente funciona como fator decisivo de uma compra.

Além disso, também mostra que as técnicas tradicionais, com etapas do processo de vendas por vezes lentas e monótonas, cansam tanto o vendedor quanto o cliente.

Gestão de vendas: definição, processo, estratégias e ferramentas

Diante disso, um novo processo poderia ser uma ótima solução para quem procura negócios maiores e mais complexos. Assim foi desenvolvido o SPIN Sale, uma metodologia mais apta aos tempos modernos, em que produtos e serviços requerem mais tempo de consideração e, consequentemente, uma confiança maior nas marcas e empresas.

O SPIN Selling na prática

Vendedor falando com o cliente. Ele parece estar explicando algumas coisas sobre um carro que está mostrando. O vendedor está de terno.

Basicamente, a metodologia SPIN Selling propõe estabelecer perguntas que devem ser feitas nas etapas do processo de vendas e, assim, aumentar as taxas de conversão dos clientes.

O meio principal que o método SPIN utiliza é um contato mais sofisticado e estratégico com o lead, usando “perguntas táticas” para entender a fundo o contexto e os desafios do consumidor, assim como estreitar sua relação e incentivar a compra no fim das contas.

Essas perguntas se baseiam em 4 palavras específicas, que formam a abreviação SPIN e correspondem a etapas no processo de vendas:

1. Situação

2. Problema

3. Implicação

4. Necessidade

Pegou a visão? Situação + Problema + Implicação + Necessidade = SPIN.

Como dito, cada palavra representa uma das etapas do processo de vendas, com suas próprias perguntas.

O objetivo desse método é fazer com que o cliente perceba que tem um problema e que o seu negócio possui a solução para ele. Assim, os vendedores fazem perguntas que vão despertar o interesse e a percepção de que sua empresa tem uma solução de que ele precisa.

Com as perguntas certas, é possível estabelecer não só uma relação comercial, mas também de confiança com o cliente.

Não confunda essa metodologia com o funil de vendas. O funil é um mapa da jornada do cliente, enquanto esses 4 estágios descrevem os momentos chave de uma conversa de vendas. Boa parte do funil acontece fora do contato direto com vendedores (por exemplo, consideração, pesquisa etc).

Precisa saber mais sobre estratégia de vendas antes de seguir com o SPIN Selling? Temos o treinamento certo para sua equipe do Prof. Alfredo Bravo, “Gestão Estratégica de Vendas”, baseado no livro do Prof. Alfredo de mesmo nome, publicado pela editora da FGV – Fundação Getúlio Vargas, que aborda Técnicas de Consulta e o método Spin Selling.

Vá mais longe com os treinamentos do Professor Alfredo Bravo

Para você e sua equipe de vendas obter melhores resultados, o melhor é investir em capacitação de qualidade. Portanto, invista em quem tem expertise e credibilidade no mercado. Os treinamentos e palestras do professor Alfredo Bravo, referência em vendas, negociação e liderança, são reconhecidos por grandes empresas, sempre apresentando ótimos resultados. Não é à toa que já são mais de 500 clientes atendidos e satisfeitos. 

Por meio de uma abordagem moderna e única, em seus treinamentos o professor Alfredo Bravo proporciona ensinamentos essenciais para o desenvolvimento dos participantes, estimulando a aplicação de novas ideias sobre vendas, negociação e transformação digital.

Para atingir os propósitos, algumas etapas são seguidas. 

  • Entender as necessidades do público;
  • Identificar os desafios;
  • Fornecer exemplos e histórias inspiradoras;
  • Apresentar ferramentas práticas;
  • Envolver a audiência

Não espere mais tempo para garantir conhecimento ao seu time de vendas. Entre em contato conosco, faça uma proposta e veja o seu negócio potencializar. 

Artigos relacionados

Conheça minhas publicações e acesse metodologias avançadas sobre negociação e vendas.

E-book Soft Skills: fundamentais para líderes de sucesso

Neste e-book exclusivo, você irá descobrir quais as principais soft skills buscadas pelo mercado de trabalho, além de ter insights valiosos sobre como melhorar suas soft skills. Baixar e-book

Teste de perfil negociador baseado nas suas Soft Skills

Quer melhorar suas negociações e impulsionar sua carreira? Em apenas 5 minutos, responda nosso teste e receba uma análise personalizada para aprimorar suas habilidades! Iniciar teste

Negociação 7.0 – Os 7 Passos do Planejamento para uma Negociação Eficaz.

“A leitura deste livro é imprescindível para qualquer profissional que já compreendeu que grandes feitos invariavelmente são fruto de grandes negociações. Em tempos com tanta automação e afastamento dos relacionamentos por sua virtualização, o livro Negociação 7.0 é peça fundamental para quem quer se tornar um profissional do futuro.” – Arthur Igreja. Comprar

Gestão Estratégica de Vendas – Editora da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

A proposta deste livro é, muito mais do que discutir técnicas de vendas, que poderão ser encontradas numa infinidade de livros disponíveis no mercado, mas abordar, de forma consistente, as premissas necessárias para se desenvolver e implementar uma gestão estratégica de vendas que logre êxito quanto a resultados. Comprar