Você sabe negociar ?
Faculdades incluem aulas de negociação para turbinar currículos
Para ser um bom profissional, independentemente da área, saber negociar é essencial. Por isso, instituições de ensino superior como Unigranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV) vêm criando cursos de extensão e disciplinas em seus MBAs voltados para negociação e administração de conflitos.
Embora sejam muito procurados por quem trabalha no ambiente corporativo, as técnicas e os meandros da arte da negociação podem fazer a diferença para profissionais com diferentes propósitos. É o que garante o professor Breno Paquelet, responsável pelo curso de extensão Estratégias de Negociação, da Unigranrio.
— Estamos acostumados a pensar em negociação como transação de compra e venda, mas não é só isso. Você negocia boa parte do tempo. Há uma pesquisa que diz que um gerente negocia em 25% do tempo dele: um prazo, uma forma de passar um trabalho a mais a um funcionário, um aumento de equipe — frisa Paquelet, especialista em Negociação pela Harvard Business School, frisando que negociação é qualquer interação em que haja conflito de interesses.
Conhecer as táticas mais eficazes para conquistar seu objetivo numa negociação não são o único trunfo para se sair bem, de acordo com Breno Paquelet. Segundo o professor da Unigranrio, controle emocional, postura colaborativa e boa preparação fazem, juntos, a diferença.
— É preciso saber quais são, de fato, seus interesses numa negociação, a fim de priorizar alternativas, caso o acordo não ocorra da maneira que você imaginou inicialmente. Saber ouvir o outro e deixar o embate de lado, controlando suas emoções, é fundamental — explica Paquelet, ressaltando que o perfil dos alunos do curso Estratégias de Negociação, com duração de seis horas, é variado. — Além de administradores, aparecem pessoas das áreas jurídica e médica, como advogados, médicos, dentistas e fisioterapeutas.
No campus Barra da Fundação Getúlio Vargas, oito cursos de MBA têm a disciplina Negociação e Administração de Conflitos. O tema é explorado pelo professor Alfredo Bravo, que investe em simulações e conteúdos teóricos. Conhecimentos que, segundo ele, são essenciais para a formação de um bom gestor.
— Essa disciplina ainda não permeou as grades dos cursos de graduação, então, no MBA ela vem para suprir essa lacuna. E negociação é fundamental para qualquer gestor. As empresas querem saber se você sabe administrar bem os conflitos inerentes ao seu cargo. Saber negociar é uma habilidade que vem sendo cada vez mais observada — diz.
Ele garante que qualquer profissional pode adquirir esta competência:
— A pessoa não nasce boa negociadora. É possível aprender isso em sala de aula. Negociação é uma disciplina como matemática, história e geografia. E até mesmo como jogar futebol. Se você treinar, acaba aprendendo.