Vendedor e cliente apertando as mãos e sorrindo

Vendas High Touch: como aplicar na sua empresa

High Touch é um termo em inglês que traduzindo para o português significa alto contato. No mundo atual, cada vez mais acelerado, dominado pela tecnologia e automação em diversas áreas dos negócios,as vendas high touch entram com uma abordagem mais humana que valoriza as interações personalizadas e mais profundas entre empresas e clientes durante o processo de compra. 

Essa estratégia é utilizada por muitas marcas que procuram atender os clientes de maneira diferenciada ou entendem que seus produtos ou serviços precisam de uma atenção maior de suas equipes para que aconteça a venda. Mas você já ouviu falar nesse método? 

Ao longo desse conteúdo, vamos explicar o que são, de fato, as vendas high touch, a importância delas e como aplicar em sua empresa. Continue a leitura e venha conosco entender sobre essa metodologia. 

Vendas high touch: o que é esse modelo?

O método de vendas high touch se refere a um processo que foca no contato direto, personalizado e mais profundo com os consumidores. Ao contrário dos modelos de vendas tradicionais ou de baixo contato com os consumidores (Low Touch), que depende bastante de automação e interação mais distantes, no high touch o objetivo é buscar uma experiência única para cada cliente, entendendo suas necessidades específicas e oferecendo soluções sob medida.

Sendo assim, nessa metodologia, requer mais participação ativa dos vendedores em diversas etapas no processo de compra. E é por conta dessas características que muitas empresas utilizam o método high touch para atender clientes estratégicos e produtos ou serviços mais complexos, com alto valor agregado. 

Diferenças entre os modelos de venda high touch e low touch

Como citamos no tópico anterior, as metodologias de venda high touch e low touch apresentam diferentes abordagens no relacionamento com os clientes. Nas vendas high touch, há uma interação mais pessoal e com mais aprofundamento com os consumidores, exigindo um nível elevado de personalização no atendimento. 

Este tipo de abordagem é muito valorizada quando os produtos ou serviços são complexos, caros ou exigem uma explicação detalhada, facilitando um entendimento profundo das necessidades do cliente para oferecer soluções sob medida. Portanto, o acompanhamento precisa ser frequente e a construção de uma relação mais próxima é crucial para obter sucesso nas vendas. 

Por outro lado, o método low touch foca na priorização da autonomia do cliente, com menos interação direta. Esse modelo é geralmente utilizado para a venda de produtos mais simples, que não precisam de grau mais elevado de personalização ou explicação. Aqui a comunicação é mais automatizada, utilizando ferramentas digitais para facilitar transações rápidas e eficientes. 

Benefícios das vendas high touch

Vendedor sorrindo, mostrando um sapato ao cliente

A abordagem high touch, como você já pôde perceber, visa a profundidade nas relações entre empresa e clientes. Isso pode trazer muitos benefícios, tanto para a marca, quanto para os consumidores. Por isso, aqui listamos algumas das principais vantagens em adotar esse modelo de vendas. Acompanhe. 

  1. Relacionamento personalizado: o modelo high touch permite a criação de relações mais profundas e personalizadas com os clientes, através de um entendimento detalhado das suas necessidades, expectativas e preferências.
  2. Maior satisfação dos clientes: com um atendimento individualizado cresce as chances de maior satisfação do cliente, pois suas expectativas são atendidas e frequentemente superadas.
  3. Fidelização de clientes: o atendimento mais próximo, personalizado e o cuidado no relacionamento contribuem para o surgimento da lealdade dos clientes, que se tornam defensores da marca.
  4. Feedback valioso: a interação constante e significativa facilita a coleta de feedback detalhado dos clientes, que pode ser utilizado para aprimorar produtos, serviços e experiências.
  5. Diferencial competitivo: o modelo de venda high touch evidencia a empresa por um atendimento de qualidade e valorização do cliente. Em um mercado saturado, essa abordagem se torna um diferencial competitivo. 

Essas são apenas algumas vantagens desse método de vendas eficiente que possibilita aos vendedores se aprofundarem na realidade e expectativas dos clientes. 

Como aplicar a abordagem high touch?

Depois de entender características da venda high touch e seus benefícios, é o momento de entender como aplicá-la em sua empresa. Aqui listamos pontos importantes para a implementação desse método. Vamos a eles. 

1- Conheça bem o seu cliente

Para isso, o bom é investir em pesquisas e ferramentas de CRM para coletar e analisar dados sobre seus clientes, permitindo um entendimento profundo de suas necessidades, desejos e comportamentos.

2 – Faça uma comunicação personalizada

Uma comunicação personalizada é importante para a satisfação dos clientes. Um bom jeito de fazer isso, é usando as informações coletadas para ajustar a abordagem de acordo com as preferências individuais de cada cliente.

3 – Invista em treinamentos para a equipe

Investir em capacitação para a sua equipe de vendas é essencial para uma abordagem high touch eficaz. Os treinamentos asseguram que o seu time esteja bem treinado em técnicas de atendimento ao cliente e entenda a importância de construir relações duradouras e significativas com os clientes.

4 – Ofereça um suporte diferenciado

Tenha a garantia que seu suporte ao cliente seja rápido, eficiente e, acima de tudo, personalizado. Mostre aos clientes que sua empresa se importa genuinamente com as necessidades e questões apresentadas por eles.

5 – Foque sempre na qualidade 

Ao invés de centralizar o trabalho na quantidade, prefira interações de alta qualidade que realmente adicionem valor para o cliente. Muitas vezes um grande volume de interações podem ser percebidas como intrusivas ou genéricas.

6 – Crie programas de fidelidade

Implemente programas de fidelidade que recompensem os clientes por sua lealdade contínua. Assim, você estará incentivando-os a manter um relacionamento de longo prazo com sua empresa.

7 – Mantenha a ética e transparência

Sempre mantenha alto padrão de ética e transparência em todas as interações. Esse é o ponto de partida para você construir uma base sólida de confiança com os clientes. 

Seguindo essas dicas valiosas, você estará no caminho certo para gerar relacionamentos mais profundos e diretos com os clientes, além de aplicar da melhor maneira a metodologia de venda high touch 

Conheça os treinamentos e palestras do professor Alfredo Bravo para capacitar a sua equipe

A melhor maneira de ser eficaz na abordagem de vendas high touch é investindo em capacitação de qualidade. Os treinamentos e palestras ministradas pelo professor Alfredo Bravo possuem reconhecimento de grandes empresas que melhoraram os resultados através das abordagens inovadoras. 

O professor Alfredo Bravo é uma das grandes referências do país nas áreas de vendas, liderança e tecnologia, com mais de 20 anos de experiência atuando em grandes organizações. A palestra “VTA – Venda Interativa” abre um debate e reflexão sobre a importância da carreira de vendas e sua influência direta nos resultados das empresas. 

Com uma forma diferenciada de conduzir os conteúdos, durante a palestra Alfredo Bravo utiliza casos reais, vividos por ele, para mostrar a importância dos quatro pilares de vendas (preparação, postura, processos e posicionamento), além  analisar a necessidade dos métodos de negociação e o CRM para vendas. 

Os objetivos principais da palestra são:

  • Debater sobre a importância da carreira de vendas e sua influência no resultado das empresas;
  • Mostrar os quatro pilares da metodologia VITA – Venda Interativa e sua aplicabilidade nas vendas, além de analisar algumas formas de como preparar-se;
  • Fazer uma análise do papel do Consultor de Vendas e sua postura perante o Cliente;
  • Analisar o processo de vendas, as ferramentas e metodologias que podem ajudar na melhoria dos resultados de vendas.

Portanto, não perca mais tempo e garanta muito aprendizado para a sua equipe de vendas. Invista em nossos treinamentos e palestras para o seu negócio atingir resultados mais positivos. Entre em contato conosco e faça uma proposta. 

Artigos relacionados

Conheça minhas publicações e acesse metodologias avançadas sobre negociação e vendas.

Disponíveis em versões impressas e digitais.

Negociação 7.0 – Os 7 Passos do Planejamento para uma Negociação Eficaz.

“A leitura deste livro é imprescindível para qualquer profissional que já compreendeu que grandes feitos invariavelmente são fruto de grandes negociações. Em tempos com tanta automação e afastamento dos relacionamentos por sua virtualização, o livro Negociação 7.0 é peça fundamental para quem quer se tornar um profissional do futuro.” – Arthur Igreja. Comprar

Gestão Estratégica de Vendas – Editora da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

A proposta deste livro é, muito mais do que discutir técnicas de vendas, que poderão ser encontradas numa infinidade de livros disponíveis no mercado, mas abordar, de forma consistente, as premissas necessárias para se desenvolver e implementar uma gestão estratégica de vendas que logre êxito quanto a resultados. Comprar