Homem de terno, representando o líder de uma equipe, em pé, falando para algumas pessoas ao redor de uma mesa, em um ambiente corporativo

Tipos de Liderança: Confira 5 tipos e suas características

O papel exercido pelo líder é essencial para que uma empresa alcance as metas pretendidas, pois sua forma de gerenciamento indica o ritmo de trabalho e a direção que deve ser tomada. Existem muitos tipos de liderança que podem ser adotados, cada um com suas características e maneiras de abordagem, impactando diretamente na produtividade da equipe. 

Sendo assim, entender como funciona a aplicação de cada um desses métodos é fundamental para maximizar o potencial da equipe como um todo. Mas como analisar e escolher o modelo certo de liderança de acordo com seu modelo de negócio? 

Neste artigo, iremos abordar os principais tipos de liderança organizacional, suas características e como escolher o melhor estilo  para a sua empresa ter melhor desempenho. Se interessou pelo assunto? Então continue a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de liderança?

Existem alguns métodos de liderança que podem ser adotados nas empresas,cada um com suas características e formas diferentes de abordar as questões. Agora iremos explicar para você como funcionam as cinco principais formas de liderança organizacional. Acompanhe abaixo. 

Liderança Autocrática

O modelo de liderança autocrática se caracteriza pela pouca participação dos funcionários nas definições de metas da equipe. Isso porque aqui, o líder tem o controle total a respeito das tomadas de decisões. Trata-se de uma liderança mais pragmática, que se adequa melhor para empresas que exigem decisões rápidas, eficazes e recorrentes. 

Liderança Democrática

Ao contrário do estilo autocrático, a liderança democrática tem a característica da colaboração. Ou seja, o líder procura sempre trabalhar em conjunto com sua equipe para definir objetivos e tomar decisões. Portanto, nesse tipo de liderança, os funcionários possuem voz ativa e são incentivados a expressarem suas opiniões. Apesar dos processos de decisão serem mais devagar, essa liderança busca promover a inovação.

Liderança Transformacional

Inspirar e motivar a equipe para objetivos grandiosos. Assim é o estilo de liderança transformacional, em que o líder procura  fornecer uma visão clara e inspiradora do futuro e trabalha para desenvolver e aprimorar as habilidades de sua equipe. Importante ressaltar que esse modelo pode desenvolver funcionários muito engajados, porém há possibilidade de exigir uma mudança de cultura significativa na organização. 

Liderança motivadora

Na liderança motivadora, o líder  precisa ter a capacidade de inspirar, engajar e conduzir os indivíduos em direção aos objetivos comuns. A empatia é uma das grandes características desse modelo de liderança, permitindo que o líder compreenda as necessidades e aspirações de seus liderados, estabelecendo uma conexão e  fortalecendo o relacionamento interpessoal. Entretanto, a liderança motivadora pode ser menos eficaz em situações que exigem tomadas de decisões estratégicas a longo prazo. 

Liderança Situacional

Na liderança situacional, o líder promove adaptações em seu estilo conforme a situação e necessidades específicas da equipe no momento. Por exemplo: o líder pode adotar um modo mais autocrático quando se faz necessário a tomada de decisão mais rápida ou um estilo mais democrático quando é preciso a colaboração dos funcionários. Sendo assim, podemos dizer que essa liderança é flexível, mas exige que o líder tenha a habilidade de se adaptar a diferentes contextos. 

Qual o melhor estilo de liderança?

Mulher branca, líder de uma equipe, vestindo camisa social listrada azul e branco, sorrindo e conversando com três pessoas em uma mesa de escritório.

Definir qual o melhor tipo de liderança depende de muitas variáveis, como os objetivos estipulados pela empresa e da equipe de trabalho. Entretanto, existem características que podem fazer de você um ótimo líder em qualquer organização.  Algumas delas são: 

  • Empatia
  • Comunicação clara e efetiva
  • Flexibilidade
  • Integridade
  • Autoconhecimento
  • Habilidade para Tomar Decisões
  • Motivação:
  • Resolução de conflitos:

Desenvolver essas características ajuda você a ter sucesso em qualquer modelo de liderança organizacional adotada. 

Investir em um bom curso ou palestra de liderança pode ajudar você e sua organização

Para ser um bom líder é necessário entender qual o modelo de liderança mais adequado para o seu negócio, e isso exige capacitação. Diante desse contexto, o melhor a fazer é contar com palestras e treinamentos de qualidade, como por exemplo a Palestra Bravo – Liderança e Motivação, ministrada pelo Prof. Alfredo Bravo, PHD. 

Durante a Palestra Bravo a respeito de liderança, você terá o conteúdo certo para o seu desenvolvimento e da sua equipe nos temas Liderança, Protagonismo e Motivação. Além disso, a palestra envolve a audiência por meio de atividades interativas e perguntas que incentivam o pensamento crítico e a participação ativa. No Encerramento, o público participa de um Show de músicas motivacionais com o palestrante Alfredo Bravo.

Através das palestras e treinamentos de vendas, negociação, liderança e transformação digital  ministradas pelo Professor Alfredo Bravo, você vai potencializar suas habilidades, aprender a desenvolver ótimos planos de vendas e enxergar novas possibilidades para ampliar a receita. As palestras e treinamentos são amplamente reconhecidas por gestores de grandes empresas e são desenvolvidos a partir de pesquisas do Prof. Alfredo Bravo e seus livros publicados. 

https://alfredobravo.com.br/contato/

Artigos relacionados

Conheça minhas publicações e acesse metodologias avançadas sobre negociação e vendas.

Disponíveis em versões impressas e digitais.

Negociação 7.0 – Os 7 Passos do Planejamento para uma Negociação Eficaz.

“A leitura deste livro é imprescindível para qualquer profissional que já compreendeu que grandes feitos invariavelmente são fruto de grandes negociações. Em tempos com tanta automação e afastamento dos relacionamentos por sua virtualização, o livro Negociação 7.0 é peça fundamental para quem quer se tornar um profissional do futuro.” – Arthur Igreja. Comprar

Gestão Estratégica de Vendas – Editora da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

A proposta deste livro é, muito mais do que discutir técnicas de vendas, que poderão ser encontradas numa infinidade de livros disponíveis no mercado, mas abordar, de forma consistente, as premissas necessárias para se desenvolver e implementar uma gestão estratégica de vendas que logre êxito quanto a resultados. Comprar