Imagem de uma mulher em frente ao notebook aberto e olhando o relógio de pulso

Gestão de tempo no trabalho e quais as vantagens dessa estratégia

Uma das principais qualidades que um profissional de alta performance possui é a capacidade de gerir bem o seu tempo no ambiente de trabalho e de organizar as suas atividades de forma estratégica.

De fato, a gestão de tempo é uma habilidade fundamental, e quem consegue colocar em prática seus princípios certamente sai na frente pelos melhores cargos numa organização, ou pelas melhores vagas no mercado.

O que é gestão de tempo?

Podemos definir a gestão de tempo como um planejamento estratégico que fazemos com as nossas atividades do dia a dia a partir do tempo que temos disponível objetivamente.

Mas isso significa o que na prática? Vamos imaginar que durante o dia no trabalho você tenha diversas atividades obrigatórias para realizar. A partir desta situação vamos apresentar dois cenários opostos.

Cenário 1

A primeira ação que você executa ao chegar no trabalho é a de organizar todas as tarefas do dia, definindo as prioridades a partir de alguma ordem, que pode ser importância ou urgência, e separa um tempo determinado para a resolução de cada uma destas atividades separadamente.

Com este planejamento feito e bem executado, as chances de você chegar ao fim do expediente com todos os trabalhos feitos serão bem grandes. Tudo graças a um eficiente gerenciamento de tempo.

Cenário 2

Ao invés de seguir a lógica descrita acima, você acaba escolhendo aleatoriamente as tarefas, sem nenhuma ordem, e passa a realizá-las simultaneamente, sem planejamento nem organização, e com pouco ou nenhum controle sobre o tempo destinado para realizar.

Com este cenário, as chances de se chegar ao fim do expediente com muita dor de cabeça e trabalho incompleto serão muito grandes. Percebeu como uma eficiente gestão de tempo faz toda a diferença?

Como fazer a gestão de tempo no trabalho?

Homem branco, de terno  azul-marinho, trabalhando em um notebook , com uma caneta em uma das mãos e papéis em cima da mesa.

A gestão de tempo em teoria é bem fácil e simples de entender. O que complica, às vezes, é a sua aplicação na prática.

O primeiro passo para fazer um eficiente gerenciamento de tempo no trabalho é entender de fato a complexidade das atividades normais do dia. Quanto tempo demora para realizar uma tarefa específica, seja o preenchimento de um relatório, seja a criação de um documento? É preciso ter essas respostas para conseguir planejar as atividades.

Outro passo fundamental é definir o que é prioridade, o que é urgente, do que não é. Uma ótima ferramenta para organizar as atividades a partir de uma hierarquia de importância é a Matriz de Eisenhower.

É preciso também entender que há imprevistos sempre, e é necessário ‘prevê-los’ para que não se precise reorganizar a todo o momento o planejamento já feito.

Assim, já coloque no seu plano diário o tempo para atender um telefonema, uma reunião de urgência, uma conversa estratégica, ou uma quantidade acima do normal de e-mails ou mensagens para ser respondida.

Mas você sabe o significado de gerir bem o tempo? No treinamento do Prof. Alfredo Bravo, PHD vamos conhecer tudo sobre a gestão de tempo: o seu conceito, seus princípios, como desenvolvê-la no ambiente de trabalho, e por fim, vamos apresentar 6 estratégias de gestão do tempo para aumentar a produtividade e aplicar no seu dia dia, como a técnica Timeboxing, Time blocking Pomodoro, o Método Eat the Frog e outros.Não perca tempo! Leve este treinamento para sua equipe ou faça individualmente. Entre com contato comigo agora pelo meu site alfredobravo.com.br. Te aguardo!

Artigos relacionados

Conheça minhas publicações e acesse metodologias avançadas sobre negociação e vendas.

Disponíveis em versões impressas e digitais.

Negociação 7.0 – Os 7 Passos do Planejamento para uma Negociação Eficaz.

“A leitura deste livro é imprescindível para qualquer profissional que já compreendeu que grandes feitos invariavelmente são fruto de grandes negociações. Em tempos com tanta automação e afastamento dos relacionamentos por sua virtualização, o livro Negociação 7.0 é peça fundamental para quem quer se tornar um profissional do futuro.” – Arthur Igreja. Comprar

Gestão Estratégica de Vendas – Editora da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

A proposta deste livro é, muito mais do que discutir técnicas de vendas, que poderão ser encontradas numa infinidade de livros disponíveis no mercado, mas abordar, de forma consistente, as premissas necessárias para se desenvolver e implementar uma gestão estratégica de vendas que logre êxito quanto a resultados. Comprar