Uma das principais qualidades que um profissional de alta performance possui é a capacidade de gerir bem o seu tempo no ambiente de trabalho e de organizar as suas atividades de forma estratégica.
De fato, a gestão de tempo é uma habilidade fundamental, e quem consegue colocar em prática seus princípios certamente sai na frente pelos melhores cargos numa organização, ou pelas melhores vagas no mercado.
O que é gestão de tempo?
Podemos definir a gestão de tempo como um planejamento estratégico que fazemos com as nossas atividades do dia a dia a partir do tempo que temos disponível objetivamente.
Mas isso significa o que na prática? Vamos imaginar que durante o dia no trabalho você tenha diversas atividades obrigatórias para realizar. A partir desta situação vamos apresentar dois cenários opostos.
Cenário 1
A primeira ação que você executa ao chegar no trabalho é a de organizar todas as tarefas do dia, definindo as prioridades a partir de alguma ordem, que pode ser importância ou urgência, e separa um tempo determinado para a resolução de cada uma destas atividades separadamente.
Com este planejamento feito e bem executado, as chances de você chegar ao fim do expediente com todos os trabalhos feitos serão bem grandes. Tudo graças a um eficiente gerenciamento de tempo.
Cenário 2
Ao invés de seguir a lógica descrita acima, você acaba escolhendo aleatoriamente as tarefas, sem nenhuma ordem, e passa a realizá-las simultaneamente, sem planejamento nem organização, e com pouco ou nenhum controle sobre o tempo destinado para realizar.
Com este cenário, as chances de se chegar ao fim do expediente com muita dor de cabeça e trabalho incompleto serão muito grandes. Percebeu como uma eficiente gestão de tempo faz toda a diferença?
Como fazer a gestão de tempo no trabalho?
A gestão de tempo em teoria é bem fácil e simples de entender. O que complica, às vezes, é a sua aplicação na prática.
O primeiro passo para fazer um eficiente gerenciamento de tempo no trabalho é entender de fato a complexidade das atividades normais do dia. Quanto tempo demora para realizar uma tarefa específica, seja o preenchimento de um relatório, seja a criação de um documento? É preciso ter essas respostas para conseguir planejar as atividades.
Outro passo fundamental é definir o que é prioridade, o que é urgente, do que não é. Uma ótima ferramenta para organizar as atividades a partir de uma hierarquia de importância é a Matriz de Eisenhower.
É preciso também entender que há imprevistos sempre, e é necessário ‘prevê-los’ para que não se precise reorganizar a todo o momento o planejamento já feito.
Assim, já coloque no seu plano diário o tempo para atender um telefonema, uma reunião de urgência, uma conversa estratégica, ou uma quantidade acima do normal de e-mails ou mensagens para ser respondida.
Mas você sabe o significado de gerir bem o tempo? No treinamento do Prof. Alfredo Bravo, PHD vamos conhecer tudo sobre a gestão de tempo: o seu conceito, seus princípios, como desenvolvê-la no ambiente de trabalho, e por fim, vamos apresentar 6 estratégias de gestão do tempo para aumentar a produtividade e aplicar no seu dia dia, como a técnica Timeboxing, Time blocking Pomodoro, o Método Eat the Frog e outros.Não perca tempo! Leve este treinamento para sua equipe ou faça individualmente. Entre com contato comigo agora pelo meu site alfredobravo.com.br. Te aguardo!