Como negociar um aumento salarial
Levantamento indica que 84% dos que tentaram aumento de salário conseguiram algum resultado positivo.
Por Bárbara Nór, para o Valor – 05/04/2022
Negociar um aumento de salário pode parecer uma conversa difícil para muitos, ainda mais em tempos de crise. Mesmo insatisfeitos com a remuneração, muitos acabam nem considerando a possibilidade de um acordo com a empresa – e podem acabar sair perdendo com isso. “Não é uma conversa confortável, mas as pessoas se surpreenderiam com as possibilidade que podem se abrir”, diz Breno Paquelet, especialista em negociação, o professor e autor de “Pare de ganhar mal: Manual da negociação para aumentar seu salário e sua qualidade de vida” (Editora Sextante).
Segundo ele, muitos evitam o tema por se sentirem inseguros e por medo de criar conflito. Mas, garante, com uma boa conversa, o profissional não só pode conseguir o que quer como pode fortalecer sua relação com a empresa. Ele cita um estudo da Jobvite nos Estados Unidos, de 2017, que mostrou que, apesar da insatisfação com o salário, apenas 29% das pessoas buscaram negociar o valor. mas, entre as que tentaram, 84% conseguiram algum resultado positivo.
Para que isso aconteça, no entanto, é preciso entender qual é o momento certo para essa conversa e se munir de informações e argumentos para mostrar à empresa por que o aumento é merecido.“Muita gente não se prepara bem para uma negociação”, diz Glauco Cavalcanti, professor de negociação da FGV e coautor do livro “Negociação 7.0 – Os sete passos do planejamento eficaz” (Ubook). “Não usam argumentos adequados, erram no tom, têm uma comunicação falha e isso pode gerar ruídos de interpretação”. A etapa do planejamento, ele diz, é essencial para garantir uma negociação bem-sucedida, seja qual for ela
Preparando-se para negociar o salário
O primeiro passo é avaliar onde você está na sua carreira e como está a situação da empresa para entender se é a melhor hora de pedir um aumento. O momento é de crise ou de estabilidade onde você trabalha? Descubra se houve perda de clientes, de receita ou se ela passou por reestruturações, por exemplo. E, na organização, qual é a relevância do seu departamento? O quanto sua posição é difícil de preencher no mercado e qual é a importância dela?
“Você precisa entender o interesse da empresa e se ela quer te manter”, diz Alfredo Bravo, também professor de negociação da FGV e coautor de “Negociação 7.0 – Os sete passos do planejamento eficaz”. Cavalcanti concorda: “A questão fundamental não é o quanto você vai ganhar a mais, mas o quanto você pode agregar para a organização”.