Artigo sobre Negociação para o Jornal O Globo em 2018

Você sabe negociar ?

Faculdades incluem aulas de negociação para turbinar currículos

Para ser um bom profissional, independentemente da área, saber negociar é essencial. Por isso, instituições de ensino superior como Unigranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV) vêm criando cursos de extensão e disciplinas em seus MBAs voltados para negociação e administração de conflitos.

Embora sejam muito procurados por quem trabalha no ambiente corporativo, as técnicas e os meandros da arte da negociação podem fazer a diferença para profissionais com diferentes propósitos. É o que garante o professor Breno Paquelet, responsável pelo curso de extensão Estratégias de Negociação, da Unigranrio.

— Estamos acostumados a pensar em negociação como transação de compra e venda, mas não é só isso. Você negocia boa parte do tempo. Há uma pesquisa que diz que um gerente negocia em 25% do tempo dele: um prazo, uma forma de passar um trabalho a mais a um funcionário, um aumento de equipe — frisa Paquelet, especialista em Negociação pela Harvard Business School, frisando que negociação é qualquer interação em que haja conflito de interesses.

Conhecer as táticas mais eficazes para conquistar seu objetivo numa negociação não são o único trunfo para se sair bem, de acordo com Breno Paquelet. Segundo o professor da Unigranrio, controle emocional, postura colaborativa e boa preparação fazem, juntos, a diferença.

— É preciso saber quais são, de fato, seus interesses numa negociação, a fim de priorizar alternativas, caso o acordo não ocorra da maneira que você imaginou inicialmente. Saber ouvir o outro e deixar o embate de lado, controlando suas emoções, é fundamental — explica Paquelet, ressaltando que o perfil dos alunos do curso Estratégias de Negociação, com duração de seis horas, é variado. — Além de administradores, aparecem pessoas das áreas jurídica e médica, como advogados, médicos, dentistas e fisioterapeutas.

No campus Barra da Fundação Getúlio Vargas, oito cursos de MBA têm a disciplina Negociação e Administração de Conflitos. O tema é explorado pelo professor Alfredo Bravo, que investe em simulações e conteúdos teóricos. Conhecimentos que, segundo ele, são essenciais para a formação de um bom gestor.

— Essa disciplina ainda não permeou as grades dos cursos de graduação, então, no MBA ela vem para suprir essa lacuna. E negociação é fundamental para qualquer gestor. As empresas querem saber se você sabe administrar bem os conflitos inerentes ao seu cargo. Saber negociar é uma habilidade que vem sendo cada vez mais observada — diz.

Ele garante que qualquer profissional pode adquirir esta competência:

— A pessoa não nasce boa negociadora. É possível aprender isso em sala de aula. Negociação é uma disciplina como matemática, história e geografia. E até mesmo como jogar futebol. Se você treinar, acaba aprendendo.

Artigos relacionados

Conheça minhas publicações e acesse metodologias avançadas sobre negociação e vendas.

Disponíveis em versões impressas e digitais.

Negociação 7.0 – Os 7 Passos do Planejamento para uma Negociação Eficaz.

“A leitura deste livro é imprescindível para qualquer profissional que já compreendeu que grandes feitos invariavelmente são fruto de grandes negociações. Em tempos com tanta automação e afastamento dos relacionamentos por sua virtualização, o livro Negociação 7.0 é peça fundamental para quem quer se tornar um profissional do futuro.” – Arthur Igreja. Comprar

Gestão Estratégica de Vendas – Editora da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

A proposta deste livro é, muito mais do que discutir técnicas de vendas, que poderão ser encontradas numa infinidade de livros disponíveis no mercado, mas abordar, de forma consistente, as premissas necessárias para se desenvolver e implementar uma gestão estratégica de vendas que logre êxito quanto a resultados. Comprar